terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Costa do Descobrimento 2010 - Parte 1

Com as férias marcadas para novembro deste ano, não poderia faltar uma boa viagem para poder descansar um pouco e conhecer novos lugares. Neste caso, a opção escolhida foi "praia".
Foi assim que eu e a Naiara definimos passar alguns dias no litoral da Bahia, conhecendo a região da Costa do Descobrimento, percorrendo as praias de Santa Cruz de Cabrália, Porto Seguro, Arraial D´Ajuda e Trancoso.
Portanto, no dia 16 de novembro às 19:00 estávamos saindo de Belo Horizonte a caminho do aeroporto de Confins com destino a Porto Seguro debaixo de uma tempestade que estava caindo na capital mineira.
O mais importante era que, poderia chover bastante em Belo Horizonte, desde que no litoral baiano estivesse um tempo bom e sem chuvas.
Com isso, nosso voo saiu por volta da meia noite e meia do dia 17.
Chegamos em Porto Seguro às 02:00 e fomos direto para o hotel, que era em Santa Cruz de Cabrália, a cerca de 40 minutos do aeroporto. Após o check-in fomos direto dormir, pois às 08:30 deste mesmo dia já estariamos em Porto Seguro embarcando para o mergulho em alto mar.

1° Dia - Mergulho e Praias em Porto Seguro

Acordamos às 05:30, o sol brilhava e não havia nenhum sinal de chuva.
Saimos do hotel e fomos conhecer as praias próximas, Apuã e Arakakaí.
A praia Apuã, é uma área de preservação ambiental, sendo bastante frequentada por tartarugas marinhas no período de desova. Possui uma pequena faixa de areia e bastante rochas e corais.

Vista da praia Apuã em Santa Cruz de Cabrália

Após conhecermos a praia Apuã, caminhamos poucos minutos até chegarmos a praia Arakakaí.

A praia Arakakaí é uma praia pouco movimentada, sendo bastante procurada por surfistas, por ser uma das praias com as ondas mais fortes de toda a Costa do Descobrimento.

Praia de Arakakaí em Santa Cruz de Cabrália

Após conhecer estas duas praias, retornamos para o hotel, tomamos um café reforçado e saimos de Santa Cruz de Cabrália com destino a Porto Seguro. O mergulho estava confirmado para às 08:45.
Ao chegar em Porto Seguro encontramos a equipe de mergulhadores da AquaPlanet,  a qual seguiria conosco até o Parque Marinho do Recife de Fora, local onde seria realizado o mergulho.
Foram cerca de duas horas de barco até o local do mergulho, durante este tempo, foram repassadas todas as instruções sobre mergulho e o funcionamento dos equipamentos.
Durante todo o mergulho cada dupla de iniciantes é acompanhada e orientada por um instrutor.

Mergulho no Parque Marinho do Recife de Fora em Porto Seguro

Após observar alguns golfinhos que estavam próximos ao barco começamos a colocar os equipamentos e à preparar para o mergulho.
Roupa e máscara colocados, cilindro e equipamentos checados, hora de cair na água.

A saída para o mergulho em alto mar

O mergulho durou cerca de 30 minutos e a profundidade variou entre 4 e 8 metros.
Durante o mergulho foi possível observar diversos corais e vários cardumes de peixes de diversas espécies diferentes.

Peixes e corais no Parque Marinho do Recife de Fora

Mergulho no Parque Marinho do Recife de Fora

Após o mergulho retornamos para a superfície. De volta ao barco retornamos para Porto Seguro encantados com o mergulho realizado.
Ao chegar em Porto Seguro, a aproximadamente 14:00, decidimos fazer uma caminhada pela areia com destino a praia de Taperapuã.
Passamos pela praia do Cruzeiro, a praia mais próxima do centro de Porto Seguro.
Ao longo de toda a faixa litorânea existem diversas placas indicando o nome das praias.

Praia do Cruzeiro em Porto Seguro

Próximo a praia do Cruzeiro é possível observar uma réplica da nau de Pedro Álvares Cabral, que foi construída em comemoração aos 500 anos do Brasil.

Réplica da nau em Porto Seguro

Continuamos a caminhada e chegamos a praia de Curuípe, praia bastante tranquila e com boas ondas.

Praia de Curuípe em Porto Seguro

Após descansar um pouco na praia de Curuípe, continuamos com a caminhada, passando pela praia de Itacimirim.

Praia de Itacimirim em Porto Seguro

Enfim, após uma caminhada de aproximadamente 6,5 km chegamos a praia de Taperapuã.
A praia de Taperapuã é a praia mais agitada de Porto Seguro. Em cada barraca uma atração diferente.
Entre as diversas atrações, um parque de diversão montado em pleno o mar para as crianças, ganhava destaque.

Praia de Taperapuã em Porto Seguro

Aproveitamos bastante o mar e o final do dia que já estava terminando.
Por volta das 17:00, retornamos para o hotel em Santa Cruz de Cabrália para tomar um banho e voltarmos para Porto Seguro à noite, para a tão famosa Passarela do Álcool.
Às 20:30 já estávamos em Porto Seguro.
A Passarela do Álcool é um ótimo local para se comprar presentes e saborear um bom petisco, com direito a música ao vivo e bastante movimento.

Passarela do Álcool em Porto Seguro

Após fazer algumas compras e conhecer as diversas barracas ao longo da avenida, retornamos para o hotel para descansarmos, pois no próximo dia iríamos conhecer as praias em Trancoso e em Arraial D´Ajuda.