quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Costa do Descobrimento 2010 - Parte 2

2° Dia - Praias em Trancoso e Arraial D´Ajuda

Acordamos às 07:00 e o tempo parecia que não iria contribuir muito neste dia. Ao sul verificamos diversas nuvens escuras no horizonte, justamente na direção de Arraial D´Ajuda e Trancoso.
Após o café, saímos do hotel com destino a Porto Seguro.
No trecho entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro encontra-se a praia de Coroa Vermelha, praia de águas calmas, cenário da primeira missa celebrada no Brasil.
Em Coroa Vermelha encontra-se uma aldeia de índios Pataxós, sendo que é possível visitar a mesma e conhecer um pouco mais sobre sua a cultura e seus custumes.

Entrada de aldeia indígena em Coroa Vermelha

Chegamos em Porto Seguro às 09:00 e uma chuva fina começava a cair.

Porto Seguro e Arraial D´Ajuda são separados pelo rio Buranhém, sendo que a travessia é realiza por balsas que circulam durante todo o dia.
Um detalhe interessante é que, ao realizar a travessia, somente o trecho Porto Seguro - Arraial D´Ajuda é cobrado. No sentido contrário não existe cobrança.

Balsas durante a travessia entre Porto Seguro e Arraial D´Ajuda

Embarcamos em uma balsa que estava prestes a sair e seguimos a caminho de Arraial D´Ajuda.
Ao chegar em Arraial D´Ajuda, encontramos diversas vans que saem com destino a diferentes praias da região.
Embarcamos em uma van que seguia para Trancoso. A viagem entre Arraial D´Ajuda e Trancoso dura aproximadamente 45 minutos.
Chegamos em Trancoso às 10:30 e ainda caia uma chuva fina, mas nada que pudesse atrapalhar nosso passeio.
As praias em Trancoso são lindas, rodeadas de matas nativas, manguezais e um mar de águas claras.
Ótima praia para relaxar e aproveitar um dia tranquilo.

Praia dos Coqueiros em Trancoso

Ficamos em Trancoso até às 15:30. Neste momento a chuva já havia terminando e o sol começava a aparecer entre as nuvens.
Decidimos então que era hora de partir, pois ainda iríamos conhecer as praias em Arraial D´Ajuda.
Chegando em Arraial D´Ajuda, fomos conhecer o centro comercial da cidade, com sua igreja histórica e suas casas antigas.

Centro histórico de Arraial D´Ajuda

Partindo do centro de Arraial D´Ajuda, decidimos caminhar até a balsa para retornar a Porto Seguro. Caminhamos pela faixa de areia, passando pelas praias dos Pescadores, de Araçaípe e de Apaga Fogo.
As praias já estavam desertas pois já se passava das 17:00.
Foram 4 km de caminhada até chegarmos ao cais para realizar a travessia até Porto Seguro.
Chegando em Porto Seguro, pegamos o ônibus e seguimos de volta ao hotel em Santa Cruz de Cabrália.
Chegamos no hotel e após tomar um banho, fomos até o restaurante do próprio hotel apreciar um jantar merecido: peixe, lagosta e frutos do mar.

Jantar em Santa Cruz de Cabrália

Após o jantar fomos dormir cedo para recuperarmos as energias para o próximo dia de praia.

3° Dia - Praia de Taperapuã em Porto Seguro

Neste terceiro dia acordamos às 07:00 e fomos fazer a caminhada matinal pelas praias em Santa Cruz de Cabrália.
O tempo estava bem melhor do que os dois dias anteriores e o dia prometia ser de sol forte, ótimo para aproveitar uma das melhores praias de Porto Seguro: Taperapuã.

Praia de Arakakaí em Santa Cruz de Cabrália

Caminhamos cerca de 1 hora e retornamos ao hotel para tomar o café da manhã.
Após o café seguimos para a praia de Taperapuã.
Escolhemos como destino o ponto mais badalado da praia, o famoso Axé Moi.
Durante todo este dia, a praia esteve muito movimentada, com turistas de todos os lugares do Brasil.

Praia de Taperapuã em Porto Seguro

No Axé Moi a agitação acontece durante todo o dia, com programações voltadas tanto para crianças quanto para adultos.
A estrutura do local é um outro ponto de destaque. Muito conforto, com mesas, sombreiros e um atendimento de ótima qualidade. Até mesmo durante a noite existem diversas programações no local.

Axé em Porto Seguro

Neste dia, passamos todo o dia no Axé Moi a fim de aproveitar ao máximo a energia do lugar.
Às 17:00 retornamos ao hotel para tomarmos um banho e conhecermos um pouco da cidade de Santa Cruz de Cabrália.
Após o banho, fomos caminhar um pouco pela cidade e conhecemos diversas praças, a parte histórica, o porto e o cais, do qual partem as balsas que ligam Santa Cruz de Cabrália a Belmonte.
Da caminhada pela cidade, fomos caminhar pelas praias Apuã e Arakakaí, pois a noite estava bastante clara devido a lua cheia.
Retornamos ao hotel às 22:00, para dormirmos cedo e aproveitarmos o nosso último dia pela Costa do Descobrimento.

4° Dia - Praias em Santa Cruz de Cabrália

Neste último dia, acordamos novamente às 07:00, tomamos o café da manhã no hotel e fomos direto para as praias Apuã e Arakakaí a fim de aproveitar nossas últimas horas de praia nesta viagem.
Como no dia anterior o tempo estava ótimo e o sol brilhava como nunca.

Praia de Arakakaí em Santa Cruz de Cabrália

Neste dia vários surfistas apareceram para aproveitar tanto o clima que estava bastante agradável quanto as ondas em Arakakaí que estavam bastante fortes.

Surfistas na praia de Arakakaí em Santa Cruz de Cabrália

Após aproveitarmos bastante os últimos momentos na praia, retornamos para o hotel para pegarmos as mochilas e seguirmos para o aeroporto, pois nosso voo para Belo Horizonte estava previsto para às 14:00.
Chegamos no aeroporto às 11:30 e ficamos no aguardo do nosso voo, já com saudades do clima e das praias da região.

Despedida da região da Costa do Descobrimento

Nosso voo saiu sem atrasos e de dentro do avião pudemos contlemplar e nos despedir de toda a Costa do Descobrimento.

Vista aérea de Porto Seguro

Chegamos em Belo Horizonte às 18:00, depois de uma escala em São Paulo, já com saudades de todas as praias visitadas e todos os locais conhecidos.